sábado, 18 de setembro de 2010

Elementos Básicos dos Sistemas de Informação e suas interações.


A definição de sistema conforme o grego: sietemium, combinar, ajustar, formar um conjunto. Nesse conceito de sistema perceberemos a seguir o relacionamento entre os elementos básicos de um Sistema de Informação como interagem e o seu propósito conjunto.
O primeiro integrante desse sistema Pessoas são todos os recursos humanos envolvidos em um sistema desde colaboradores, fornecedores, clientes, transportadores, diretores, governo (no que tange ao relacionamento entre pessoas), etc.
Processos podem ser ditos como as regras de negócio formalizadas e estabelecidas que a empresa utiliza de forma ordenada para produzir e fornecer entregáveis aos seus clientes.
Quanto à tecnologia podemos dizer que engloba toda a estrutura de suporte aos outros dois elementos do sistema. São o hardware, os aplicativos, as redes, etc.
Já vimos o tripé que forma o Sistema de informações, mas qual o objetivo de um sistema? O que ele propõe?
Podemos mencionar como um objetivo COMUM aos elementos do sistema o seu próprio objetivo. Vejamos uma lâmpada(sistema):

                                                   
Fornecemos a essa lâmpada energia elétrica(entrada), a qual é transformada (processada) internamente e fornece Luz(saída).
Dessa forma afirmamos ser o nosso sistema um sistema no qual recebe entradas, efetua o processamento dessas entradas e realiza entregas na forma saídas.
Partindo desse pressuposto e comparando de forma análoga o nosso sistema com a área produtiva de uma empresa faremos uma análise para determinar o elemento do sistema mais propenso a incidentes.
Utilizaremos a seguinte definição de incidente:
“evento, fato que sobrevém no transcurso de um acontecimento principal,
acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar esperado e normal de uma ação e provoca uma interrupção sentida geralmente como inconveniente” 
                Nossa análise inicia-se com a afirmação: No tripé Pessoas, Processos e Tecnologias o elemento “Pessoas” é o mais suscetível a incidentes.
                Voltemos ao nosso departamento produtivo e imaginemos uma situação ideal para qualquer empresa. Processos bem estabelecidos e consolidados, máquinas e equipamentos em ótimo estado de funcionamento, medidas contra paralisações técnicas, geradores de energia, equipes altamente treinadas.
                O operador de CNC acorda às 06h da manhã passando mal e vomitando, vai ao hospital e fica internado. Quem vai fazer a sua parte? Ele pode ser substituído? Ou ainda: Ele levanta e vai trabalhar assim mesmo. Como será o seu desempenho nesse dia?
                Agora vejamos que enquanto esse operador trabalha seu computador queima, podemos trocar essa peça de imediato? Provavelmente sim.
                Podemos imaginar inúmeros incidentes a quaisquer itens do nosso “Tripé”, porém ressaltamos a qualquer exemplo a maior dificuldade em gerenciar recursos humanos. E essa dificuldade pode tornar-se um grande problema para esse departamento se não form feito de maneira adequada.
                Por esses motivos o ser humano tem automatizado muitas tarefas executadas por homens, porém ainda não conseguiu fazer a tecnologia pensar e estabelecer seus próprios processos, assim sendo, enquanto isso não ocorrer, deveremos continuar estudando e estabelecendo melhores técnicas de gestão e administração desse elemento do sistema definido como “Pessoas”.

sábado, 4 de setembro de 2010

Dados, o que são?

De acordo com o dicionário Aurélio: "s.m. Pequeno cubo de faces marcadas com pontos, de um a seis, ou com figuras, usado em diferentes jogos. / Pequeno cubo de uma matéria qualquer. / Elemento ou quantidade conhecida que serve de base à solução de um problema. / O ponto de partida em que se funda uma discussão. / Bras. Dormente de pedra. / Arquitetura. Plinto. / &151; Adj. Habituado: dado a más leituras. / Fig. Afável: é uma criança muito dada. / Datado: dado em Roma, aos 12 de maio. // &151; loc. conj. Dado que, suposto que, posto que. // Computação. Banco de dados e base de dados. V. BANCO e BASE."
Iniciaremos nossa conversa definindo dado segundo nossa ótica de Tecnologia da Informação: "Dado é a seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis", (Rezende 2003). 
Lembre-se que estamos DEFININDO o que é um "dado" para compreendermos os conceitos a seguir.
Podemos então dizer que as letras do nosso alfabeto são símbolos quantificados e dessa forma são dados. 
Este texto apresentado, por si só em sua essência, são dados, assim como as imagens as músicas, sons, etc. Dizemos isso pois há dificuldade em saber se é uma cópia ou o original, pois são meramente dados e podem ser reproduzidos facilmente. 
Continuamos a afirmar sobre a facilidade em armazenarmos dados em um computador de forma ordenada. 
Partimos assim por saber os tipos de entidades possíveis de armazenarmos em um computador, cuja natureza é estritamente matemática, sintática. 
Vou dar um exemplo agora, o qual rediscutiremos depois. Imagine uma linguagem de programação, ela organiza de forma sintática as instruções a serem entendidas pelo computador de forma a armazenar esses dados(textos, sons, imagens) em suas estruturas físicas. 
Por enquanto paramos aqui com essa definição, em breve continuaremos. Abraços.