sábado, 4 de setembro de 2010

Dados, o que são?

De acordo com o dicionário Aurélio: "s.m. Pequeno cubo de faces marcadas com pontos, de um a seis, ou com figuras, usado em diferentes jogos. / Pequeno cubo de uma matéria qualquer. / Elemento ou quantidade conhecida que serve de base à solução de um problema. / O ponto de partida em que se funda uma discussão. / Bras. Dormente de pedra. / Arquitetura. Plinto. / &151; Adj. Habituado: dado a más leituras. / Fig. Afável: é uma criança muito dada. / Datado: dado em Roma, aos 12 de maio. // &151; loc. conj. Dado que, suposto que, posto que. // Computação. Banco de dados e base de dados. V. BANCO e BASE."
Iniciaremos nossa conversa definindo dado segundo nossa ótica de Tecnologia da Informação: "Dado é a seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis", (Rezende 2003). 
Lembre-se que estamos DEFININDO o que é um "dado" para compreendermos os conceitos a seguir.
Podemos então dizer que as letras do nosso alfabeto são símbolos quantificados e dessa forma são dados. 
Este texto apresentado, por si só em sua essência, são dados, assim como as imagens as músicas, sons, etc. Dizemos isso pois há dificuldade em saber se é uma cópia ou o original, pois são meramente dados e podem ser reproduzidos facilmente. 
Continuamos a afirmar sobre a facilidade em armazenarmos dados em um computador de forma ordenada. 
Partimos assim por saber os tipos de entidades possíveis de armazenarmos em um computador, cuja natureza é estritamente matemática, sintática. 
Vou dar um exemplo agora, o qual rediscutiremos depois. Imagine uma linguagem de programação, ela organiza de forma sintática as instruções a serem entendidas pelo computador de forma a armazenar esses dados(textos, sons, imagens) em suas estruturas físicas. 
Por enquanto paramos aqui com essa definição, em breve continuaremos. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário